top of page

CONSELHO CONSULTIVO

Flávio.png

Flávio Herbart Menezes Crosara

Conselheiro

Administrador de Empresas (PUC-GO) e Engenharia Civil (UFMG). Pós-graduado em Marketing pela UFF, MBA em Negociações Internacionais pela PUC-GO, MBA em Gestão Tributária pela AVM, Mestre em Gestão pela Qualidade Total pela UFF e Technology and Innovation pela Universidade de Harvard. Possui certificações Apimec: CB, CT1 e CNPI-T; Certificações Anbima: Valuation, Fundos Estruturados, CPA e CGA (isento); Certificações BM&FBovespa: PQO e IPO; Certificação AAI pela Ancord; Certificação CFP pelo Planejar. Associado FPA e CFA Institute. Certificado como Administrador e Gestor de Recursos de Terceiros pela CVM conforme Ato Declaratório 12.665. Professor universitário em Graduação e Pós-Graduação das disciplinas ligadas à área de finanças há 15 anos. 25 anos de experiência em gestão financeira e investimentos, sendo 21 exclusivamente em Mercado de Capitais, onde atualmente trabalha.

Imagem do WhatsApp de 2024-09-12 à(s) 10.34_edited.jpg

Mário Fernando Maia Queiroz

Conselheiro

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Auditoria pela FIPECAFI/USP. Com a expertise adquirida ao longo dos 37 anos como funcionário do Banco Central do Brasil (Bacen), tornou-se diretor do Banco de Brasília S.A, diretor financeiro e comercial da BRB Financeira, diretor de Relações com o Mercado da BRB DTVM, responsável pelas atividades da área de seguros do conglomerado BRB, diretor Comercial de Crédito e de Gestão de Risco do Banco do Estado de Goiás S.A (BEG), diretor de Operações da Agência de Fomento de Goiás S/A (GoiásFomento), professor-assistente na Universidade de Brasília (UnB), e, atualmente como Presidente da Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão (ASBAN – GO/TO/MA).

Thomás.png

Thomás Tosta de Sá

Conselheiro

Ingressou no Mercado de Capitais como simples investidor individual em 1965. Em 1970, constituiu sua empresa de consultoria de investimentos. Nesta época, associou-se à Abamec-São Paulo, prestou consultoria aos bancos de investimentos Investbanco e Crefisul e ofereceu seu escritório para, temporariamente, sediar aquela entidade. Assim, no ano de 1974, Tosta de Sá representou a Abamec-SP na fundação do Comitê Internacional dos Analistas Financeiros, em Los Angeles, Estados Unidos. Quatro anos mais tarde, foi fazer o mestrado em Administração, com ênfase em Análise de Investimentos, na Universidade de Nova York, tendo participado de todas as reuniões do Comitê Internacional de Analistas Financeiros entre 1977 e 1978. No ano seguinte, retornou ao Brasil e tornou-se assessor da Presidência da Bovespa (até 1981). De 1981 a 1983, trabalhou como diretor da Banespa Corretora na área de Ações e Commodities; de 1983 a 1991, atuou na área de Comércio Internacional como diretor da Cicatrade e da São Paulo Alpargatas. Naquele último ano, foi convidado para ser presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas à época não pode aceitar a oferta. Contudo, em dezembro de 1993, recebeu novamente – e aceitou – o convite do então ministro Fernando Henrique Cardoso para assumir a Presidência da autarquia até agosto de 1995, promoveu a reinserção da CVM no contexto das entidades reguladoras de valores mobiliários mundiais: foi presidente do Conselho dos Reguladores das Américas (Cosra) e do Comitê da América Latina na Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (Iosco), em 1995. Deste ano e até 2000, foi diretor-superintendente do Banco Bandeirantes e, de 2001 a 2011, sócio da Mercatto Gestão de Recursos. Neste período, coordenou também o Comitê Executivo do Plano Diretor do Mercado de Capitais. Em junho de 2011, foi convidado pelo presidente do Conselho Diretor do Instituto IBMEC, o ex-ministro Reis Velloso, para assumir a Presidência Executiva da entidade. Com o encerramento das atividades do Instituto IBMEC, fundou o CODEMEC, Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais.

bottom of page